segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Vídeo em time-lapse mostra fenómeno raro e mortal no fundo do oceano

 
        O brinicle, filmado pela primeira vez na Antártida, é uma coluna de gelo submarina que mata todos os seres vivos de que se aproxima.

Um fenómeno natural raro, que ocorre apenas em águas geladas, foi filmado pela primeira vez na Antártida, por uma equipa da BBC. Conhecido como “brinicle” (sem tradução para o português), o fenómeno consiste em colunas de gelo que se formam no interior do oceano, matando todos os seres vivos de que se aproxima. 

O brinicle forma-se em mares muito calmos, onde a temperatura do ar é muito mais baixa do que a temperatura da água. Assim, uma pequena geleira é formada na superfície, com uma concentração altíssima de sal. Por ser muito gelada e salgada, sua densidade é maior que a água embaixo dela. Isso a faz cair, criando uma coluna de gelo que cresce sem parar. 

Ao chegar ao fundo do oceano, o brinicle se expande pelo chão, matando todos os seres vivos de que se aproxima, como as estrelas do mar. Esse processo leva no total de cinco a seis horas, segunda a equipa da BBC. O vídeo mostra a formação completa de um brinicle por meio da técnica de time-lapse, o que reduziu o fenómeno a menos de dois minutos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Foto do Dia

Padrão de difração do elétron de um cristal de titanato de estrôncio em um campo magnético. A pesquisa contribui para o aprimoramento da tecnologia usada em todo tipo de aparelho eletrônico.
Andrew Johnson, Universidade da Austrália Ocidental

Imagens de uma amostra de liga de alumínio. Cada ponto é um átomo individual e os blocos de cores mostram locais em que os átomos formaram diferentes cristais.
Gang Sha e Baptiste Gault, Universidade de Sydney

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Como fazer gelo em temperatura ambiente?


Você sabia que é possível produzir gelo em temperatura ambiente?
 
         Cientistas coreanos demonstraram experimentalmente ser possível a fabricação de gelo à temperatura ambiente.
         Um campo elétrico de 1 bilhão de Volts/metro é aplicado numa gotícula de água à temperatura ambiente. Essa gota se transforma em gelo!
         A explicação para o fenômeno é que o forte campo elétrico consegue orientar as moléculas de água numa estrutura de gelo.
         O experimento sugere ainda que a precipitação de algumas chuvas de granizo, mesmo em dias muito quentes, é devido aos grandes campos elétricos entre as nuvens associados à baixa pressão. Nesta região as gotas possuem dimensões nanométricas e enquanto caem se aglomeram e ampliam seu tamanho até virarem verdadeiras pedras de gelo.
       De qualquer forma entenda que a aplicação de campos elétricos gigantescos é economicamente inviável para manter um cubinho de gelo à temperatura ambiente na nossa caipirinha. O jeito é colocar as forminhas no congelador mesmo…