segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

JOGO DE QUÍMICA - ENSINO MÉDIO


Química - Ensino Médio

Título: Dentro da Lei
Área: Química: Leis ponderais
Nível: Ensino Médio
Objetivo: Distinguir, reagente de produto e vice-versa; · Distinguir as leis de Lavoisier, Proust e Dalton; · Saber qual é a influência das leis ponderais na química e no nosso dia-a-dia; · Saber relacionar as leis com suas devidas proporções; · Compreender a possibilidade da formação de novas substâncias com a utilização dos mesmos elementos.
  
O OA também encontra-se no site do Banco Internacional de Objetos Educativos (BIOE). Para visualizá-lo, clique no link do BIOE, mostrado abaixo:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

QUÍMICA NO ENEM 2012


Na prova de Ciências da Natureza do Enem 2012, a parte de Química apresentou algumas diferenças com relação ao que vem sendo exigido nas provas anteriores. .
Uma das novidades é a Química Orgânica que apareceu em quase metade da prova, exigindo assuntos que eram pouco cobrados, como as reações orgânicas, e com um grau de dificuldade mais elevado, próximo ao dos vestibulares tradicionais, sendo que a simples interpretação das questões e leitura não seriam suficientes para resolvê-las.
Por outro lado, tivemos as tradicionais questões ambientais, em que o aluno certamente poderia, com uma boa leitura, interpretá-las, pois eram bem mais gerais e o próprio enunciado, na maioria dos casos, levaria à resposta correta. Podemos usar, como exemplo, o caso da questão do país que apresentava ventos constantes e exigia associação à energia eólica e redução de impactos ambientais.  Isso também ocorreu com a referente camada de ozônio, e a que exigia a diferenciação de reciclagem e reutilização. Ou seja, esta parte da prova de Química foi bem interdisciplinar, mas extremamente acessível.
A prova em si exigiu poucos cálculos, para os quais rapidamente se encontrava a resposta certa, sem maiores problemas. As questões que envolviam cálculos não ocasionaram perda de tempo na resolução, como já aconteceu em outras edições.  As outras exigiram conhecimentos de pH, reação de neutralização, radioatividade,  porém de boa leitura, pois apresentavam textos reduzidos e claros,  sendo de relativa facilidade.
Algumas questões podem ter gerado alguma dúvida, já que o enunciado não ajudou, pelo contrário. Foi o caso da que tratava das “vitaminas” da parte de Orgânica, que pode ter causado alguma dificuldade para o aluno entender qual era a pergunta. Outra foi a questão de Orgânica sobre “carbocátion”, bastante exigente e que envolvia um assunto nada tradicional para o Enem.
Uma exigência nada comum nas edições anteriores do Enem foi a cobrança do nome usual do hidróxido de cálcio, a água de cal. A questão em si era de fácil resolução, mas a nomenclatura utilizada na resposta  não era clara.
Para finalizar, além da ênfase incomum na Química Orgânica, podemos destacar como diferencial nesta prova do Enem não se encontrar nenhuma questão na parte de Termoquímica, que era um assunto muito presente em edições anteriores.
Fonte: Blog do ENEM - Portal Positivo