sábado, 15 de outubro de 2011

Conheça os principais assuntos que estão sendo discutidos do 5º Fórum Mundial da Água.

Cerca de 20 mil especialistas, representantes governamentais, cientistas e ambientalistas de 180 países estão reunidos em Istambul, na Turquia, para o 5º Fórum Mundial da Água. A intenção primária de todas estas pessoas é discutir sobre a preservação do mais precioso e básico dos recursos naturais: a água.
O slogan do fórum é “Superando os Divisores de Água“.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas divulgado durante o fórum, as reservas de água potável do mundo estão ameaçadas por fatores que incluem o crescimento demográfico, o aquecimento global, técnicas de irrigação irresponsáveis e o desperdício. Se nada for feito, as consequências podem ser uma “crise hídrica global” e instabilidades políticas.
O diretor da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), Mark Smith, alertou que até 2025 dois terços da população mundial estarão vivendo sob os efeitos da carência de água. “O aquecimento global se fará sentir em primeiro lugar, e de forma mais forte, na água, seja na forma de secas, cheias, tempestades e degelo, seja na elevação do nível do mar”, declarou o chefe da organização sediada em Genebra.
Outro ponto de concordância entre os participantes do fórum é que a escassez de água e sua distribuição desigual pelo mundo podem causar muitos conflitos em diversas regiões, visto que em muitas guerras a água é um dos fatores de discórdia, como por exemplo, no conflito Israel-Palestina que disputam o controle do Mar da Galiléia, que na verdade é um grande lago de água doce em meio a aridez do deserto.
Paralelo a isso, o grupo Green Forum Initiative criou um guia verde para que os participantes possam diminuir a pegada ecológica e diminuir os impactos num evento desse porte, afinal o exemplo deve vir de cima. Entre as dicas, eles orientam que o visitante:
- vá a Istambul de trem, barco ou ônibus;
- aproveite a garrafa de água para reduzir o consumo de plástico;
- aceite receber mais informativos do Fórum pela Internet para evitar o desperdício de papéis;
- evite levar muitos documentos impressos, preferindo pequenos cartões com os links das páginas da internet que contenham o material;
- certifique-se de que os papéis levados ao fórum tenham o selo FSC;
- separe o lixo para reciclagem;
- desligue o termostato ao deixar o quarto do hotel;
- desligue luzes e aparelho elétricos que não estiverem sendo usados;
- seja breve no banho, desligando o chuveiro enquanto se ensaboa;
- evite o uso excessivo de toalhas e recuse a troca de roupas de cama diariamente;
- feche a torneira enquanto escova os dentes;
- leve xampu, condicionador e sabonete do hotel que já estejam abertos para serem aproveitados mais tarde;
- dê preferência às escadas em vez do elevador;
- incentive o trabalho dos artesãos de Istambul;
- experimente a culinária turca e prefira os vegetais da região;
- compense voluntariamente suas emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário