terça-feira, 28 de junho de 2011

Inep convoca universidades para preparar ENEM

      Há oportunidades para instituições municipais, públicas e federais.
      Interessadas têm até 15 de abril para fazer o cadastro.
   O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) convoca instituições públicas de Ensino Superior para elaborar e revisar itens das provasdo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A chamada pública foi publicada na última segunda-feira, 28 de março, no Diário Oficial da União. O prazo para a manifestação de interesse se estende até15 de abril.
Serão aceitas as inscrições de instituições municipais, estaduais ou federais. Os cadastros devem ser feitos no site do Inep. Todas as universidades cadastradas serão submetidas a um treinamento para a capacitação tanto dos s coordenadores gerais como dos coordenadores de área sobre os pressupostos teóricos e metodológicos sobre avaliação em larga escala, instrumentos de medida, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens.
Somente após as capacitações as instituições estarão credenciadas a participar do trabalho. Com a assinatura do termo de sigilo e compromisso, as novas parcerias deverão capacitar elaboradores e revisores de itens para se tornarem servidores ativos na área de docência ou pesquisa. Eles serão responsáveis pela elaboração dos itens segundo a demanda do Inep. Todos os itens, no entanto, submetidos à revisão e a pré-testagem, antes mesmo de compor o banco nacional.
Atualmente o ENEM é composto por uma redação e quatro provas nas áreas de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Cada teste é composto por 45 itens. O ideal, segundo o Inep, é que o banco de itens tenha, no mínimo, 20 mil itens por área do conhecimento.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário