domingo, 26 de junho de 2011

O MAIOR ACIDENTE DA INDÚSTRIA QUÍMICA: BHOPAL

   Na Índia, mais especificamente na cidade de Bhopal, no dia 3 de dezembro de 1984, aconteceu o maior acidente do mundo na indústria química. Nesse acidente, morreram 4 mil pessoas diretamente, 20 mil morreram posteriormente e mais de 150 mil pessoas sofrem os efeitos do gás tóxico até hoje.
   Foi na madrugada do dia 2 para o dia 3 de dezembro, com o vazamento de um gás venenoso, o metil isocianato (MIC). O pesticida que a Union Carbide produzia chamava-se Sevin, e essa substância agia atacando o sistema nervoso dos insetos. A produção envolvia compostos perigosos, e nesse dia eles ficaram fora de controle.
   Até hoje as razões do acidente são controversas, mas o mais provável é que a manutenção errada dos canos que conduziam a matéria-prima para que acontecesse a síntese do Sevin tenha sido o fator desencadeante dessa tragédia. A preparação dessa substância envolvia ingredientes que, misturados na proporção correta, resultavam no pesticida. O gás fosgênio era um deles. Extremamente letal, esse gás também foi utilizado nas grandes guerras mundiais.
   Na figura abaixo, temos a síntese do MIC, a partir do fosgênio e metilamina, e também a síntese do inseticida Sevin, a partir do metil isocianato do e α-naftol.
sevin12   
   Explicando melhor o acidente, quando houve a manutenção do sistema, utilizaram água, o que promoveu o entupimento dos canos, devido à sujeira que se acumulou com a lavagem. Com isso, a água começou a voltar pelo cano e entrou em contato com o metil isocianato (MIC), dando origem à reação, que produziu dióxido de carbono, além de muito calor, porque essa reação é exotérmica. A reação acabou gerando um ciclo, no qual quanto mais calor gerado, mais rápida era a reação; e quanto mais rápido ela acontecia, mais calor era liberado.
   Na figura abaixo, temos a reação exotérmica entre a água e o MIC. Confira!
metil_isocianato3
   Para saber mais sobre esse gravíssimo acidente ocorrido na Índia, assista ao vídeo abaixo:

Fonte: Blog de Química - Educacional

Um comentário: