terça-feira, 9 de agosto de 2011

2011 — Ano Internacional da Química


2011-ano-internacional-da-quimica
 Mesmo que a Química possa passar despercebida em nosso cotidiano, essa ciência está presente em tudo ao nosso redor, inclusive em nós mesmos. Pelo fato de 2011 ter sido escolhido para ser o Ano Internacional da Química (AIQ), essa ciência ganhará um destaque ainda mais especial.
  Essa data foi escolhida por todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), pois marca o centenário da entrega do Prêmio Nobel a Marie Sklodowska Curie, condecorada cientista polonesa que foi responsável pela descoberta de dois elementos químicos: o rádio (Ra) e o polônio (Po).
  O Ano Internacional da Química servirá de alicerce para a divulgação da Química no mundo todo, tendo os seguintes objetivos:
  • estimular a valorização e o entendimento público sobre a Química, com o intuito de atender às necessidades do mundo;
  • aumentar o interesse dos jovens por essa ciência;
  • gerar um maior entusiasmo pelo futuro criativo da Química;
  • comemorar o papel importantíssimo das mulheres na Química, associando-o aos aspectos históricos, como o centenário do Prêmio Nobel a Marie Curie e também da fundação da Associação Internacional de Sociedades Químicas.
  No Brasil, os órgãos que representam a Química brasileira uniram-se à UNESCO e à IUPAC com o intuito de celebrar esse acontecimento e apresentar um conjunto de ideias e ações que podem contribuir para a melhoria da educação e da pesquisa em Química, em todo o País.
  Confira a seguir o vídeo de divulgação do Ano Internacional da Química.

Nenhum comentário:

Postar um comentário