Mesmo que a Química possa passar despercebida em nosso cotidiano, essa ciência está presente em tudo ao nosso redor, inclusive em nós mesmos. Pelo fato de 2011 ter sido escolhido para ser o Ano Internacional da Química (AIQ), essa ciência ganhará um destaque ainda mais especial.
Essa data foi escolhida por todos os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), pois marca o centenário da entrega do Prêmio Nobel a Marie Sklodowska Curie, condecorada cientista polonesa que foi responsável pela descoberta de dois elementos químicos: o rádio (Ra) e o polônio (Po).
O Ano Internacional da Química servirá de alicerce para a divulgação da Química no mundo todo, tendo os seguintes objetivos:
- estimular a valorização e o entendimento público sobre a Química, com o intuito de atender às necessidades do mundo;
- aumentar o interesse dos jovens por essa ciência;
- gerar um maior entusiasmo pelo futuro criativo da Química;
- comemorar o papel importantíssimo das mulheres na Química, associando-o aos aspectos históricos, como o centenário do Prêmio Nobel a Marie Curie e também da fundação da Associação Internacional de Sociedades Químicas.
No Brasil, os órgãos que representam a Química brasileira uniram-se à UNESCO e à IUPAC com o intuito de celebrar esse acontecimento e apresentar um conjunto de ideias e ações que podem contribuir para a melhoria da educação e da pesquisa em Química, em todo o País.
Confira a seguir o vídeo de divulgação do Ano Internacional da Química.
Nenhum comentário:
Postar um comentário