terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fibra de carbono


  Material muito leve, mais forte que o aço e de aspecto extremamente elegante, a fibra de carbono não é mais um material utilizado exclusivamente em automóveis. Devido à sua grande leveza e alta resistência, esse material apresenta diversas aplicações na indústria aeronáutica e na indústria naval.
 A fibra de carbono ou fibra carbônica é um material em cuja produção se emprega alta tecnologia, pois apresenta em sua composição polímeros de epóxi, poliéster, vinil ou nylon, reforçados com fibras de carbono.
 Na produção dessas fibras,  é utilizado o método conhecido como pirólise, ou seja, a decomposição pelo calor. A partir de um material rico em carbono, são feitos tratamentos térmicos que resultam em carbonização, produzindo um alto resíduo carbonáceo.
 Os materiais carbonáceos podem ser naturais ou ainda sintéticos. No momento em que acontece a pirólise, começam a surgir os subprodutos devidos à decomposição gasosa. Acontece, então, a contração do material, que acaba aumentando a sua rigidez mecânica. Na fabricação de certos tipos de fibras de carbono são liberados alguns compostos, como gás hidrogênio, dióxido de carbono, vapor d’água, cianureto de hidrogênio e também amônia.
 Falando um pouco mais da utilização das fibras de carbono, esses compostos são muito usados quando associados a materiais compósitos, também chamados de materiais plásticos, que recebem como reforço a fibra de carbono, cuja sigla é CFRP (Carbon Fiber Reinforced Plastic). Na indústria aeronáutica, a fibra de carbono é utilizada na fabricação das peças das asas. Na indústria das bicicletas, pode-se usar essa fibra na produção de quadros, selins e rodas. Nos esportes automotivos, a estrutura principal das máquinas é formada basicamente de fibra de carbono. Esse material é muito utilizado também na fabricação de instrumentos para outros esportes: nas raquetes de tênis, nos tacos de golfe e nos bastões de beisebol.
  Abaixo temos duas imagens que mostram raquetes de tênis e tacos de golf, que podem ser fabricadas com fibra de carbono. Confira!
raquetes_tenis
Foto: Vectorportal. Licenciada pelo Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.

Golf
Foto: Teamstickergiant. Licenciada pelo Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário