domingo, 18 de setembro de 2011

Etanol: o combustível do Brasil



        Quando falamos em produção de álcool etílico ou etanol, também chamado na linguagem popular de álcool para combustíveis, o Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e na utilização do etanol como combustível; em seguida, temos os Estados Unidos e, em menor escala, a Argentina, o Quênia e outros.
O etanol, cuja fórmula é molecular CH3CH2OH, trata-se de uma substância orgânica que pode ser obtida pela fermentação de açúcares, pela hidratação do etileno ou, ainda, pela redução do acetaldeído, sendo encontrado em bebidas como a cerveja, o vinho e a aguardente, bem como nas indústrias de perfumaria.
         Falando em números, a produção global de etanol atingiu 90 bilhões de litros em 2009, tendo sido somente o Brasil responsável por mais de 27 bilhões desse total. Da produção mundial de etanol, mais de 70% é utilizada para fins energéticos, estando seu uso como combustível ainda muito concentrado no Brasil. Em algumas nações, como nos Estados Unidos, em alguns países da União Europeia, no México, na Índia, na Argentina, na Colômbia e, mais recentemente, no Japão, o etanol é misturado à gasolina.
         Para ilustrar esses números, confira o gráfico abaixo, que mostra a evolução da produção de etanol no Brasil de 2001 a 2009.
etanol_brasil2009

        O etanol, na verdade, pode ser obtido de diversas formas de biomassa, sendo que a cana-de-açúcar é, atualmente, a sua matéria-prima economicamente mais viável. A cana-de-açúcar é a segunda maior fonte de energia renovável do Brasil, com participação superior a 13% na matriz energética. Essa utilização, da perspectiva ambiental, evita que sejam lançadas na atmosfera 2,3 toneladas de gás carbônico (CO2) para cada tonelada de etanol combustível utilizado, sem considerar outras emissões, como a do dióxido de enxofre (SO2).
         Para saber sobre as novas perspectivas da produção do etanol no Brasil, assista ao vídeo abaixo:

Fonte: Portal Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário