sábado, 10 de setembro de 2011

O Carbono-14


    O carbono-14 é um isótopo de carbono que apresenta uma fraca radioatividade e ocorre na Terra em quantidade muito pequena. Esse elemento químico é produzido na atmosfera pelos raios cósmicos, que interagem com o nitrogênio e transformam alguns de seus átomos em carbono-14. No entanto, quando o carbono-14 é produzido, ele, espontaneamente, se transforma de novo em nitrogênio, em um processo chamado de decaimento radioativo. Por isso, a concentração desse isótopo de carbono na atmosfera mantém-se estável.
   Esse método de contagem por meio do carbono-14 aplica o fato de que os organismos vivos, como respiram o ar atmosférico, acabam entrando também nesse equilíbrio e a concentração de carbono-14 na matéria viva é também estável. Contudo, quando acontece a morte desse organismo, essa troca deixa de existir, fazendo com que o equilíbrio seja rompido.
Tal método pode ser usado quando a amostra contém carbono, como, por exemplo, objetos de madeira, carvão, ossos, tintas derivadas de plantas, etc. A datação por carbono-14 tem a capacidade de determinar a idade de objetos com até 50 mil anos. Nas outras situações, a radiação remanescente desse isótopo torna-se muito pequena para ser detectada com precisão suficiente. Amostras com menos de 300 anos apresentam uma pequena diminuição do carbono-14, não sendo possível determinar a variação na sua concentração.
Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Blog de Química - Portal Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário