sábado, 17 de setembro de 2011

O Biogás



O biogás é um combustível gasoso formado a partir da decomposição anaeróbia (sem a presença de oxigênio gasoso) da matéria orgânica, que acontece pela ação de determinadas espécies de bactérias. É constituído principalmente por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear.
         A composição do biogás pode variar muito, pois depende do material orgânico utilizado e do tipo de tratamento anaeróbio que esse material sofre. Em média, o biogás apresenta a seguinte composição:
· Gás metano (CH4): 50 - 70% do volume de gás produzido.
· Dióxido de carbono (gás carbônico, CO2): 25 - 50% do volume de gás produzido.
· Gás hidrogênio (H2): 0 - 1% do volume.
· Ácido sulfídrico ou gás sulfídrico (H2S): 0 - 3% do volume.
· Gás oxigênio (O2): 0 - 2% do volume.
· Amônia (NH3): 0 - 1% do volume.
· Gás nitrogênio (N2): 0 - 7% do volume.
         Inicialmente, o termo biogás estava associado com vários nomes, como gás dos pântanos, gás de aterro, gás de digestor e gás de fermentação, entre outros.
         Em relação ao uso, essa nova forma de energia pode substituir o gás natural ou o gás liquefeito do petróleo (GLP), que são extraídos de reservas minerais e, por isso, são classificados como energias não renováveis. O biogás pode ser utilizado para cozinhar em residências rurais próximas ao local de produção, economizando assim, outras formas de energia, como a lenha ou o GLP.
         Uma outra forma de utilização do biogás é na geração de energia elétrica, por meio de geradores ligados a motores de explosão com adaptações para o consumo desse tipo de gás.
         Confira a seguir a imagem de um ônibus urbano da cidade de Örebro (Suécia), que utiliza biogás como combustível.
Stadsbuss på Drottninggatan
Foto: Örebro kommun. Licenciada pelo Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica.

        A utilização desse tipo de fonte de energia pode ser uma alternativa viável para diminuir o uso de fontes que provocam poluição e impactos ambientais. Ela pode auxiliar também na diminuição dos problemas causados pelo lixo urbano, pois a matéria-prima para a produção do biogás é proveniente de resíduos orgânicos, muito presentes no lixo das grandes cidades.
         Assista ao vídeo abaixo, que mostra a geração de biogás a partir da decomposição do lixo da cidade de Belo Horizonte (MG). Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário