domingo, 18 de setembro de 2011

Química Ambiental no Enem



             Um assunto que sempre está presente nas provas da área de Ciências da Natureza do Enem é a Química Ambiental, tema associado à competência de área 7 de Ciências da Natureza.
         Veja a descrição da competência e das habilidades do Enem ligadas à Química Ambiental:
Competência 7: Apropriar-se de conhecimentos da Química pura para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.
Habilidade 26: Avaliar implicações sociais, ambientais e/ou econômicas na produção ou no consumo de recursos energéticos ou minerais, identificando transformações químicas ou de energia nesses processos.
Habilidade 27: Avaliar propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
         Para entender como a Química Ambiental aparece no Enem, temos que saber o que estuda essa parte da Química e a possível interdisciplinaridade entre esse tema e as disciplinas de Biologia, Ecologia e Geologia.
         A Química do ambiente estuda os processos químicos que acontecem na natureza, tanto naturais quanto influenciados pelo homem, que podem comprometer não apenas a saúde humana, mas também a de todo o planeta.
         No Enem podemos ter questões ligadas às atividades humanas inadequadas, promovidas pelas indústrias ou mesmo em residências, que podem gerar efluentes e resíduos, sólidos, líquidos e gasosos cujo destino final na atmosfera são os solos e as águas.
         É comum também a existência de questões que tratam das transformações que ameaçam o meio ambiente. A Química Ambiental auxilia no entendimento desses processos, na definição e no controle da concentração das espécies químicas que precisam ser monitoradas. Por meio da detecção dos problemas em determinado local da natureza, é possível prevenir um dano maior no meio ambiente.
         Separei um vídeo sobre algumas mudanças ambientais globais que têm como consequência a intensificação do efeito estufa, ocasionando um crescente aumento da temperatura média da Terra.


Fonte: Portal Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário