sábado, 4 de agosto de 2012

A Química e os Esportes



Estamos em plenos jogos olímpicos e todos acabamos por ver alguns desportos. Já reparou certamente que alguns atletas, em particular os que praticam ginástica e levantamento de pesos, põem na pele um pó branco. O mesmo fazem as pessoas que praticam escalada.
Sabe o que é esse pó branco e porque se aplica? O objectivo é remover a humidade da transpiração e tornar a pele menos escorregadia. Há alguns anos esse pó era a mesma substância do giz que usamos para escrever, era CaCO3, obtido de calcite mineral natural. Esta é uma rocha sedimentar que se forma em zonas marinhas profundas pela acumulação gradual de placas muito pequenas de calcite produzidas por micro-organismos chamados cocolitóforos. Um bom exemplo destas rochas são as Falésias de Dover.
Atualmente,  na maior parte dos casos, esta substância foi substituída por outra, também um pó branco e macio, com propriedades muito semelhantes, o carbonato de magnésio - MgCO3. O carbonato de magnésio pode ser extraído da natureza onde ocorre como um mineral,  ou produzido através de uma série de processos químicos. O carbonato de magnésio tem muitos outros usos, por exemplo, em pastas de dentes, na composição de extintores de incêndio, em cosméticos,  como  agente de secagem e até como laxante.

Fonte: Blog "Uma Química Irresistível"

Nenhum comentário:

Postar um comentário