quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Inep quer '‘Enem Light'’ no primeiro ano do ensino médio


Proposta é que a prova tenha adesão voluntária e finalidade pedagógica

Luiz Cláudio Costa, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC
Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep, quer prova para avaliar o 1º ano do ensino médio (Agência Brasil)
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, propôs nesta quarta-feira a aplicação de um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao fim do primeiro ano do ensino médio. A ideia é que a prova seja apenas uma balizadora de políticas educacionais e que sua nota não seja levada em conta na hora do ingresso de estudantes na universidade. A proposta foi feita no encerramento do seminário Acesso ao Ensino Superior no Brasil e nos EUA: Enem e o SAT, em Brasília. 
"É um Enem que não vale nota para entrar na universidade, mas a escola recebe informações sobre o desempenho dos estudantes e com isso pode conduzir melhorias", disse Costa. O presidente do Inep afirmou, no entanto, que trata-se apenas de uma ideia e que o assunto será discutido dentro do Ministério da Educação (MEC). "É um debate acadêmico que precisa ser feito."
O "Enem light" seguiria o mesmo formato do tradicional, mas teria apenas fins pedagógicos, com adesão voluntária. Serviria, segundo Costa, como um raio-x do início do ensino médio, quando se registram as maiores taxas de reprovação. "Pode ser um exame importante para termos um diagnóstico já no primeiro ano. Temos de ver do ponto de vista orçamentário as nossas possibilidades, mas isso será debatido, sim", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "O Enem é a grande motivação no ensino médio." 
A proposta de ampliação do exame foi feita um dia após o ministro afirmar que o governo quer mudar a fórmula de cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio, trocando a Prova Brasil pelo Enem. Para Mercadante, o Enem é um termômetro mais adequado. 
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário