quinta-feira, 7 de julho de 2011

Efeito Estufa

O Perigo de um final trágico
          
          "O aquecimento global está afetando tudo o que vive e respira no planeta. Grandes tempestades, furacões, ciclones, chuvas em grande quantidade, enchentes... Algumas nações desaparecerão totalmente. Isto é o que nos acontecerá, e será pior do que imaginamos, se não começarmos a nos tornar inteligentes."
Brent Blackwerder, presidente da organização Amigos da Terra

                    

INTRODUÇÃO

          As condições existentes na Terra são perfeitamente adequadas à vida. A Terra é mantida aquecida pelo calor do Sol e a atmosfera controla a sua temperatura. Esse relacionamento entre a Terra e a atmosfera é chamado de Efeito Estufa. Entretanto, isso agora está sendo ameaçado. A atmosfera está sendo poluída com gases que retêm mais calor da Terra. Isto poderá provocar a elevação das temperaturas - ou o aquecimento global. (Coleção S.O.S. Planeta Terra - Melhoramentos)
                           
O PROCESSO

          Antes de começar a responder as questões, você deve saber o que é o efeito estufa e refletir sobre este problema. Em seguida analise as questões propostas.
       Defina a sua estratégia de pesquisa e só em seguida consulte os sites/endereços fornecidos. Seja objetivo, seletivo e criterioso na pesquisa para responder às questões, não esquecendo do papel que você está desempenhando.

A TAREFA

           Que o clima está mudando, ninguém dúvida. A falta de acordo está na conseqüência que isso pode trazer para a Terra. Será que essas alterações climáticas podem acabar com a vida no planeta? Ou será um fenômeno natural que não representa perigo?
         O desafio é que responda as questões seguintes assumindo uma das profissões relacionadas abaixo, não esquecendo que para um mesmo problema existem pontos de vista e soluções diferentes dependendo da área de atuação de cada um.
Profissões:
1. Ambientalista
2. Engenheiro Químico
3. Político

AS QUESTÕES
1. O que é Efeito Estufa? E quais as suas conseqüências?
2. Quais gases contribuem para aumentar o Efeito Estufa?
3. Qual a relação entre as queimadas (atividade agrícola) e Efeito Estufa?
4. Qual a causa da grande preocupação mundial com o excesso de CO2?
5. Qual a previsão sobre o aumento de temperatura nos próximos 50 anos?
6. Em sua opinião, seria possível evitar o excessivo lançamento de CO2 na atmosfera?
7. É difícil impedir que a região amazônica colabore no agravamento do efeito estufa? De que forma isso poderia ser conseguido?
8. Quais atitudes podem ser tomadas para diminuir o aquecimento global?

FONTES DE PESQUISA

CONCLUSÃO
          Da natureza retiramos todo o nosso sustento e em troca devolvemos grandes quantidades de lixo e resíduos de vários tipos.  Uma das mais graves agressões humanas à natureza está ocorrendo na atmosfera.
          A poluição atmosférica vem abalando o Sistema Natural da Terra. Por isso que a natureza vem protestando em defesa própria, basta observar as mudanças climáticas que estamos tendo atualmente no Mundo.
         O que mais tememos é um aquecimento em grandes proporções. Podendo provocar o degelo das calotas polares, elevando o nível dos mares e inundando regiões mais baixas. Mais secas podem ocorrer e mais desertos podem ser criados.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário