terça-feira, 26 de julho de 2011

Hidratação e os Isotônicos

     Quem não transpira litros de suor quando pratica alguma atividade física, principalmente exercícios aeróbicos como uma corrida ou uma partida de futebol? Mas por que suamos? O ser humano é um animal homeotérmico, ou seja, tem a necessidade de manter sua temperatura corporal constante, em torno de 37ºC. Durante a prática de alguma atividade física ou quando a temperatura externa é elevada, como no verão, por exemplo, a temperatura do corpo vai aumentando e, para mantê-la estável, é necessário perder calor. Por isso, transpiramos. A água é boa condutora de calor e, enquanto você sua, ela vai resfriando seu corpo.
         Como nosso corpo perde bastante água, sentimos bastante sede depois que suamos. Só que, em vez de água, alguns acham melhor tomar bebidas isotônicas, que prometem reposição hídrica imediata. E o que são essas bebidas? Os isotônicos, como são popularmente conhecidos, foram desenvolvidos para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, pois possuem a concentração ideal desses nutrientes para o corpo. Hoje, porém, está tão disseminada a ingestão de isotônicos que é importante revermos a que fim eles se destinam. No consultório, recebemos mães que dão isotônicos aos seus filhos no café da manhã, certas de que estão lhes dando "vitamina". No entanto, essa prática é totalmente equivocada.
         As bebidas isotônicas têm grande concentração de sais minerais como o sódio e o potássio e são destinadas a desportistas para reposição desses nutrientes. Não devem ser tomadas como um refrigerante ou um suco. Estudos mostram que pessoas que ingerem essas bebidas diariamente e não perdem sais minerais através do suor podem sobrecarregar os rins, pois o nosso organismo precisa eliminar o excesso de minerais.
         Além disso, nem sempre as pessoas necessitam de isotônicos após uma atividade física. Se você praticar exercícios moderados por uma hora ou menos, a água é mais recomendada para a reposição hídrica. Mas se você for correr uma maratona ou pratica um esporte de longa duração, como tênis ou futebol, eles podem dar uma mãozinha para você repor o que perdeu. O importante é não exagerar e lembrar-se sempre de beber muito líquido antes, durante e após qualquer exercício ou esporte, mesmo que a sede não apareça.

       Divirta-se neste verão, bem hidratado!

Alguns usos das bebidas isotônicas
- Após atividades físicas;
         Durante exercícios intensos e de longa duração, pode-se perder até 1,5 litro de suor por hora e, conseqüentemente, grandes quantidades de sais minerais e água. A reposição hídrica e de nutrientes pode ser feita com água pura, isotônicos ou água de coco, que é um repositor natural;

- Desidratação:
         O uso dos isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. É muito comum, porém, a sua utilização no tratamento de alguns tipos de desidratação em crianças, pois não provocam diarréia e não possuem substâncias que inibem ou diminuem o poder de absorção intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário